Capacitação na Qualicito e noções do SISCAN

Com a finalidade de nivelar conhecimentos dos profissionais que realizam coleta de PCCU, no que rege a portaria da Qualicito, o Laboratório Central do Estado do Pará, realizou “Capacitação na Qualicito e noções básicas do SISCAN”, nos dias 21 e 22 de junho, no auditório do Lacen. “O treinamento aborda as portarias que regem a Qualicito e noções do SISCAN, bem como o Monitoramento Interno da Qualidade com ênfase em critérios de rejeição de amostras e instruções de coleta em meio liquido”, explica a Dr.ª Ana Nízia de Aragão, do setor de Citohistopalogia do Lacen-Pa.

“A proposta é nivelar e padronizar o conhecimento da portaria Qualicito (3388 de Dezembro de 2013) e do Monitoramento Interno da Qualidade, afim de desenvolver um trabalho de excelência no diagnóstico do PCCU, exame preventivo do colo do útero”, diz Dr.ª Ana Nízia.

O evento para 48 servidores contou com palestras sobre o “Plano e Rede de Atenção Oncológica no Estado do Pará”, ministrante Dr.ª Patrícia Santos Martins da Coordenação Estadual de Oncologia. “Noções gerais de sistema de gestão da Qualidade e Biossegurança”, palestrante Valnete das Graças Dantas Andrade. “ Qualicito”, ministrante Cristiane Shibata Ikeda e “Monitoramento da Qualidade na fase Pré-analítica” com Ana Nízia de Aragão.

Esteve presente na mesa de abertura da capacitação representando o Diretor do Lacen-PA, Dr.ª Valnete das Graças Dantas Andrade, Dr.ª Ana Nizia de Aragão, Citohistopalogia do Lacen, Dr.ª Stela Angélica Brito, Divisão de Redes de Laboratório do Lacen e Dr.ª Patrícia Santos Martins da Coordenação Estadual de Oncologia da SESPA.

 

Você também pode gostar...